quinta-feira, 1 de maio de 2025

Há 31 anos morria Ayrton Senna, ídolo da Fórmula 1

 


Há 31 anos o Brasil perdia um de seus maiores ídolos no esporte: Ayrton Senna. Assistir a corridas de Fórmula 1 aos domingos nunca mais foi o mesmo depois do dia 1º de maio de 1994. Aos 34 anos, Senna morreu após bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

Apesar da tragédia, a corrida foi mantida. No domingo, logo na largada, a Lotus do piloto Pedro Lamy bateu na Benetton de JJ Lehto que estava parada na pista. Pneus voaram e atingiram espectadores na arquibancada.

O safety car deixou a pista na quinta volta. Senna havia largado na pole e estava na liderança da prova. Mas, na sexta volta, a barra de direção quebrou e o piloto passou direto na curva Tamburello, batendo a cerca de 200 km/h.

Senna foi retirado do carro e levado de helicóptero para o hospital. Em uma entrevista coletiva à imprensa, a direção do local informou que o quadro dele havia evoluído negativamente e que não havia mais esperança. Com a morte cerebral confirmada, a médica informou que o piloto seria mantido respirando com ajuda de aparelhos até o coração parar de bater, seguindo a legislação italiana em vigor na época.

As mortes de Ratzenberger e Senna em 1994 obrigaram a Fórmula 1 a fazer várias mudanças. O circuito de Ímola foi alterado para tornar o trecho mais seguro.

Em sua carreira, Ayrton Senna largou 65 vezes na primeira posição, venceu 41 corridas e conquistou três campeonatos mundiais. Era considerado um gênio da direção e também é lembrado por momentos memoráveis como quando abandonou o próprio carro para salvar o piloto Erik Comas no treino livre do Grande Prêmio da Bélgica, em 1992.

Com 30 vagas para Ouricuri, IFSertãoPE lança edital para o curso “Seja Empreendedor”

 


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), divulgou, nesta quarta-feira (30), o edital referente ao curso de Formação Continuada “Seja Empreendedor”. Com 180 vagas distribuídas entre os campi Floresta, Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada, o curso é gratuito, presencial, e voltado para pessoas a partir de 16 anos, que tenham no mínimo Ensino Fundamental I Completo e desejam abrir ou formalizar seu próprio negócio.

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (02) até 18 de maio, por meio de formulário online. Cada campus tem seu próprio link de inscrição, que poderá ser encontrado no Edital. O curso tem carga horária de 70h e começa em junho, com aulas no período da noite. A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Empreendedorismo (PAEM) do IFSertãoPE, com o apoio do Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e do SEBRAE.

O conteúdo do curso inclui desde a modelagem do negócio até orientações legais e contábeis, tudo pensado para ajudar quem está começando. Além disso, haverá oficinas práticas e assessoria personalizada para que cada participante possa desenhar sua própria rota no mundo do empreendedorismo.

Todas as informações sobre o curso, incluindo o formulário de inscrição, estão publicadas no edital n° 44/2025, publicado no site ifsertaope.edu.br/editais/

Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe