Alunos do Ensino Médio Integrado em Edificações do IF Sertão e professor de História, Andrey Borges, produziram podcast “As Barbas do Imperador”

 


As Barbas do Imperador” tem por tema geral o Segundo Reinado, mas também aborda, entre outros tópicos, a escravidão, a Guerra do Paraguai, as residências imperiais, o que era ser nobre no Brasil, as viagens de D. Pedro II pelo mundo, o gosto dele pelas ciências e pelas artes, a proclamação da República, o exílio de D. Pedro e a forma como se criou uma mitologia em torno do velho monarca.

O docente Andrey Borges explicou como surgiu a ideia de criar o podcast “As Barbas do Imperador”, bem como contou sobre a importância dele. “Um dos temas estudados pela turma na segunda etapa do ensino remoto foi o Segundo Reinado, período em que D. Pedro II foi o Imperador do Brasil.

Para este estudo, propus aos estudantes que lessem a História em Quadrinhos ‘ As Barbas do Imperador: D. Pedro II, a história de um monarca em quadrinhos ‘, escrita pela historiadora Lilia Schwarcz e ilustrada pelo Spacca. Além da leitura, sugeri que cada estudante escolhesse um capítulo (são 15 capítulos na HQ) e fizesse uma síntese detalhada.

Esta síntese seria utilizada para a elaboração de um roteiro que, posteriormente, serviria para a gravação de um episódio do podcast. A produção do podcast, portanto, foi uma metodologia ativa para o estudo do tema. Em vez de passivamente receberem do professor o conteúdo sobre o tema, eles ativamente produziram um novo conteúdo que, inclusive, pode servir a outros estudantes interessados no tema. Por fim, a elaboração do podcast tem a ver com a utilização de tecnologias da informação e de novas mídias de produção e compartilhamento de conteúdos, que são hoje a fronteira do desenvolvimento tecnológico e educacional. Estas mídias e tecnologias se tornaram ainda mais importantes durante a pandemia. A ideia do podcast, portanto, é resultado da confluência da necessidade de utilizar metodologias ativas, de tecnologias da informação e de mídias digitais no processo de aprendizagem dos estudantes”, disse o professor.

O aluno Júlio César Bezerra falou sobre a experiência de ter participado do podcast “As Barbas do Imperador”. “Achei a experiência muito produtiva, além de ter aprendido um pouco mais sobre a Proclamação da República e as viagens de Dom Pedro II (meu tema); pratiquei minha habilidade de síntese oral”, disse.

A discente Wanessa Karolayne Alves também contou como foi a experiência sobre a elaboração do podcast. “Foi uma ótima experiência. Estudamos bastante e escrevemos roteiros. Acredito que aproximou o tema Segundo Reinado dos alunos e a atividade foi importante para absorver o conteúdo”, declarou.

O podcast “As Barbas do Imperador” tem 15 episódios com duração total de 1h30min e está hospedado na Plataforma Anchor (https://anchor.fm/asbarbasdoimperador). Ele também pode ser ouvido pelo Spotify e pelo Google Podcasts.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Socorro Parente do cartório de Ouricuri-PE

Agentes comunitários de saúde e de endemias de Santa Cruz-PE reivindicam plano de cargos e carreiras para a categoria

Compesa informa abastecimento em Granito PE