Cida Pedrosa vence nas categorias Livro do Ano e Poesia no Prêmio Jabuti 2020

Poeta Cida Pedrosa - Foto: Rick Rodrigs/Divulgação

A escritora bodocoense Cida Pedrosa ganhou o Prêmio Jabuti 2020 com o livro “Solo para Vialejo”, pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Ela venceu nas categorias Livro do Ano e Poesia. Na categoria Poesia também concorriam a pernambucana Bell Puã, com o livro “Lutar é Crime” (Letramento); Pádua Fernandes, com o “Desvio das gentes”; Lucin Collin, com “Rosa que está”; e W. J. Solha, com o livro “Vida Aberta - Tratado poético filosófico. Os vencedores forma conhecidos em cerimônia virtual na quinta-feira (26).

A obra, difundida em 125 páginas, foi lançada no ano passado. "Solo para Vialejo", como é chamada a gaita no interior, foi o instrumento que Cida ganhou do pai. "O poema é um único, e ao mesmo tempo dá impressão que estou construindo uma canção para instrumento, a gaita perpassa por todo poema, faz parte do terceto do blues. O nome da obra brinca brinca com toda solidão que perpassa o poema", explicou em entrevista.

“Emoção e gratidão demais Uma caminhada que começou aos 15 anos, quando cheguei no Recife e, desde lá, sempre fazendo da poesia a minha guia. Que presente!”, comemorou Cida nas redes sociais. 



Por Folha de Pernambuco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Socorro Parente do cartório de Ouricuri-PE

Agentes comunitários de saúde e de endemias de Santa Cruz-PE reivindicam plano de cargos e carreiras para a categoria

Compesa informa abastecimento em Granito PE