quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Terceira edição da Semana de Humanidades do campus Ouricuri ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro

 


Com o tema “Sertão Mundo: arte e ciência como respiro”, o campus Ouricuri do IF Sertão PE vai promover, entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a terceira edição da Semana de Humanidades da Instituição, que terá oficinas, minicursos, mesas-redondas e cines debates.

A terceira edição será realizada de modo on-line, por meio do YouTube (canal ifsertaopeouricuri) e do Google Meet. Neste ano, a Comissão Organizadora da Semana de Humanidades criou um site oficial para o evento com a apresentação da Comissão Organizadora, da terceira edição da Semana de Humanidades, da programação geral, bem como há uma Mostra Audiovisual e um tutorial de inscrição.

As inscrições já estão abertas, devem ser realizadas pela internet, através do site IF Eventos, e se encerrarão no dia 28 de novembro.

Segue abaixo o texto de apresentação do evento:

Já há algumas décadas, sabemos que, embora a estiagem prolongada seja uma característica do semiárido brasileiro, a miséria, a pobreza e a fome não são consequências naturais dessas características climáticas. As principais causas desses problemas são humanas, sociais e políticas.

Igualmente, não obstante a pandemia tenha sido causada por um agente biológico, a causa das mais de 600 mil mortes no Brasil, desde março de 2020, não foi natural nem inevitável. Tantas mortes também se devem a razões humanas, sociais e políticas.

E foi justamente por conta da pandemia que não realizamos, em 2020, a III Semana de Humanidades do Campus Ouricuri. Mas, sabendo da importância do evento e da persistência da proliferação do coronavírus, neste ano, a III Semana de Humanidades é inteiramente virtual. Nosso principal objetivo é tanto continuar discutindo as questões sociais ligadas ao semiárido brasileiro - ao nosso sertão - quanto oferecer uma outra atmosfera, mais inspiradora, para se contrapor tanto ao cenário pandêmico que o mundo vive, quanto ao desastre social, econômico, político e ambiental em que se encontra o Brasil.

É por isso que a III Semana de Humanidades tem por título Sertão Mundo: arte e ciência como respiro. Nesta edição, reforçamos nosso compromisso em valorizar as Artes e as Ciências Humanas como importantes dimensões do conhecimento humano e da expressão sensível, apostando na indissociabilidade entre formação técnica e formação humana geral e artística. Além disso, reforçamos nosso compromisso com temáticas ligadas às discussões de gênero, raça, etnia, classe e juventude. Nesse evento, mulheres, indígenas, comunidades negras e LGBTQIAP+ e jovens ocupam espaço central. Essa é a educação integral que desejamos para os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

A Arte e as Ciências Humanas, com foco nas minorias e nos grupos sociais subalternizados no Brasil, são uma maneira de nos auxiliar a respirar, já que não é só o vírus que nos tira o ar.

Para se contrapor ao obscurantismo e ao negacionismo e para reafirmar a importância do diálogo permanente entre ciência e artes, como fonte legítima de produção e validação do saber, teremos, neste evento on-line, atividades que buscam interações entre o nosso sertão e outros sertões do mundo: estejam ao redor da América Latina ou na China. Teremos também passeios por outros sertões do Brasil, seja para discutir a presença de uma Usina Nuclear em Itacuruba, Pernambuco, ou a produção artística de mulheres do Vale do Jequitinhonha, em Minas. Teremos igualmente 4 mostras de cinema que promoverão discussões sobre produção audiovisual feita por estudantes, por mulheres, por travestis, por quilombolas e indígenas. Teremos ainda atividades propostas e desenvolvidas por estudantes do campus; oficina de escrita criativa; uma leitura dramática que une teatro e matemática; uma conversa sobre filosofia e cordel; uma homenagem a Paulo Freire no ano de seu centenário; e a participação honrosa da escritora e ganhadora do Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano em 2020, Cida Pedrosa.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe