segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Escritor de Bodocó assume presidência da Academia Pernambucana de Letras que completa 121 anos

 

Lourival Holanda, novo presidente da APL                Crédito: Rubens Chiri


O ano era 1901. O escritor recifense Carneiro Vilela fundava a Academia Pernambucana de Letras (APL) com mais 20 membros ocupando as primeiras 20 cadeiras da casa que, apenas em 1960, completaria os 40 assentos, conforme a tradição da Academia Francesa.

Após quase dois anos de atividades presenciais interrompidas por conta da pandemia, a nova diretoria da APL, eleita em novembro do ano passado, tomará posse na próxima quarta-feira (26), em uma solenidade aberta ao público. A ocasião também celebra os 121 anos da terceira casa literária mais antiga do Brasil e a primeira no século. O evento será no auditório da Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, às 19h, e seguirá todos os protocolos sanitários em vigência no Estado.

O novo presidente da APL é o acadêmico Lourival Holanda, ocupante da cadeira de número 4. Nascido em 1950, em Bodocó, no sertão do Araripe, Holanda é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco e autor dos livros Fato e Fábula (1999), Sob o signo do silêncio (1992) e Realidade inominada (2019).  Além de Lourival Holanda, também tomam posse outros seis novos integrantes da diretoria e ainda os membros do conselho fiscal e os acadêmicos responsáveis pela biblioteca, pelo arquivo e pelas publicações.

Uma das metas da nova gestão para o biênio 2022-2024 é se aproximar dos jovens escritores. “Nosso projeto é inovar. Faz parte do propósito da Casa acolher o que se produz, celebrar, transmitir e incentivar a nova criação. Somos uma encruzilhada de saberes, cheia de possibilidades. Pretendemos desenvolver projetos que, além de celebrar a memória da Casa, aproximem toda essa juventude que está produzindo literatura e arte em nosso Estado”, antecipa o novo presidente Lourival Holanda.

A organização pernambucana reúne entre os imortais nomes como Joaquim Nabuco, Ariano Suassuna, João Cabral de Melo Neto, Barbosa Lima Sobrinho, Manuel Bandeira, Dantas Barreto e Marco Maciel, por exemplo. Atualmente, cinco integrantes ocupam cadeiras nas academias pernambucana e brasileira simultaneamente. São eles: Marcos Vilaça, Geraldo Holanda Cavalcanti, Evanildo Bechara, Evaldo Cabral da Costa e José Paulo Cavalcanti Filho.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe