quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Festival concerto para Gonzagão celebra cultura do Araripe


Neste dia 20 de Outubro acontecerá a finalização do Projeto “Concerto para Gonzagão: Feira agroecológica e cultural o Gonzagão aprovaria” em Ouricuri-PE. O festival que já teve dois momentos em agosto e setembro e celebra a cultura Gonzagueana, ao mesmo tempo em que une produtos das famílias agricultoras da região do Araripe.

O evento acontecerá na Praça Frei Damião em Ouricuri-PE, a partir das 19h, e neste momento de finalização contará com a poesia da Cia Medusa e a música de Joquinha Gonzaga, sobrinho do rei do baião. O evento ainda terá o espetáculo “Concerto para Gonzagão”, momento que reunirá diversos artistas da região em uma exaltação a música de Luiz Gonzaga. 

Além dos shows, famílias e artistas da região estarão comercializando seus produtos na feira agroecológica e cultural: artesanato, livros de cordel, comidas regionais, frutas, verduras, doces e diversos outros produtos da agricultura familiar. 

Nos dois primeiros encontros passaram pelo palco do festival artistas como Tacyo Carvalho, Ana Paula Nogueira, Elmo Oliveira e Júnior Baladeira, entre outros.  A população abraçou de uma maneira toda especial o projeto, sempre com Praça lotada, comercialização de produtos e resgate da cultura popular,  escolas da zona urbana e rural se fizeram presentes por sentirem-se também representadas pela ideia do projeto. Grupos culturais locais participaram fazendo diversas homenagens a cultura cantada por Luiz Gonzaga, sem dúvida, o encontro de gerações da música nordestina tem sido outro importante elemento trazido pelo festival, jovens e precursores da música têm confraternizado sob a bandeira da cultura de Luiz Gonzaga.  O projeto tem sido um momento fortalecedor, uma oportunidade que há muito se esperava para movimentar a cultura da região do Araripe. 

O Projeto Concerto para Gonzagão acontece com recursos do Fundo de Cultura de Pernambuco, Funcultura, com o patrocínio de Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo do Estado, tendo na produção cultural, o artista Júnior Baladeira em parceria com o Grupo Fazendo Arte, sob a produção musical de Elmo Oliveira e a coordenação da ONG Caatinga. O evento também conta com interpretação em libras. 


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe