sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Piauí é responsável por um terço das exportações de mel no Brasil


A cadeia produtiva do mel no Estado do Piauí exportou 7 mil toneladas do produto e faturou US$ 26 milhões, assumindo a liderança entre todos os estados do país, no ano passado. De acordo com Tiago Patrício, diretor de inovação da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços mostram que o Piauí é responsável por um terço das exportações brasileiras do produto.

A base das exportações foi o investimento na padronização da produção com maior valor agregado e certificação de origem. Empresas privadas e cooperativas de porte maior estão no final da cadeia, com pelo menos 8 unidades de beneficiamento espalhadas pelo Estado.

Mas o fator que mais beneficiou a cadeia foi o investimento contínuo na base da agricultura familiar, que produz mel em mais de 60% das cidades piauienses, principalmente em regiões mais carentes. Segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos 18 anos, a produção de mel no estado cresceu mais de 100 vezes e entre as 50 cidades do Piauí que mais produziram em 2021, 38 delas estão nos territórios mais pobres do Estado.

De acordo com Tiago Patrício, diretor de inovação da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, a apicultura acaba viabilizando a produção complementar de outros produtos, beneficiando principalmente a população do semiárido.

Dados da Pesquisa Pecuária Municipal, apontam que o país produz mais de 55 mil toneladas de mel por ano, tanto para o mercado interno quanto internacional.



Por Gabriel Corrêa - Rádio Nacional - São Luís (MA)



Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe