quarta-feira, 24 de maio de 2023

Caso Vini Jr: deputado federal Lula da Fonte solicita acordo de cooperação com Europol para o combate a crimes como o racismo

 


Após o caso de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Junior, o deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) protocolou ofício aos ministros Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, e Silvio Luiz, dos Direitos Humanos e da Cidadania, onde solicita a celebração de acordo de cooperação entre o Ministério da Justiça e Polícia Federal e o Serviço Europeu de Polícia – Europol, para o combate a crimes contra os direitos humanos, em especial o racismo. O jogador, considerado um dos melhores do mundo, veste a camisa da seleção brasileira e do Real Madrid e sofreu ataques racistas no último domingo, 21, durante partida do Campeonato Espanhol, em Valencia, por torcedores rivais.

“Ainda perplexo com mais um episódio de racismo sofrido pelo jogador Vini Jr. Infelizmente casos como esse fazem parte da realidade de milhares de imigrantes brasileiros ao redor do mundo e dos cerca de 90 mil que residem na Espanha. Entendo que a medida proposta será importante para promover e proteger os direitos humanos dos cidadãos brasileiros que residem ou que estão a passeio na Europa”, explicou o deputado federal Lula da Fonte.

O acordo visa estabelecer relações de cooperação, intercâmbio de informações operacionais e apoio recíproco no combate a crimes contra os direitos humanos, em especial o racismo. O Brasil e a Europol já firmaram compromisso do tipo a exemplo dos acordos para a prevenção e combate ao crime organizado, terrorismo e outras formas de crime internacional, crimes cibernéticos, tráfico de seres humanos e lavagem de dinheiro.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe