quinta-feira, 16 de março de 2023

Lula da Fonte solicita a prefeitura do Recife descentralização no atendimento a pessoas com espectro autista e doenças raras pelos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS


O deputado federal Lula da Fonte (PP-PE) solicitou a prefeitura do Recife, através do ofício nº 17, a descentralização no atendimento médico às pessoas com espectro autista e doenças raras pelos 17 Centros de Atenção Psicossocial – CAPS distribuídos nas seis Regiões Político Administrativas (RPA’s) do Recife. Atualmente os centros atendem, apenas, demandas da região pelo qual estão inseridos. 

“O objetivo é que o atendimento do CAPS a essas pessoas seja independente da subdivisão por RPA, dando flexibilidade para as crianças serem atendidas em todas as regiões nos serviços do CAPS. A gente sabe que existe um déficit de profissionais, que não se encontra em um único CAPS o atendimento com todos os especialistas e essa descentralização vai garantir a essas crianças um acompanhamento com um maior número de profissionais. Com certeza a medida dará uma grande contribuição a todas as crianças e familiares”, explicou o deputado federal Lula da Fonte. 

A necessidade surgiu na Audiência Pública sobre Autismo e Doenças Raras, realizada na Câmara Municipal na última segunda-feira, 13, a partir da escuta de mães e familiares que expuseram a dificuldade no atendimento médico pelos centros. “Precisamos destravar e desburocratizar medidas para facilitar o acesso das pessoas a determinados serviços públicos. A interlocução do poder público com essas mães e familiares é fundamental na tomada de medidas e decisões em busca de melhoria nos serviços ofertados”, acrescentou o parlamentar. 

Lula da Fonte sugeriu também a instalação de uma Casa Azul no Recife, espaço que oferece um tratamento especializado para pessoas com espectro autista. Alguns municípios de Pernambuco já ofertam esse serviço como: Macaparana, Águas Belas e Santa Cruz do Capibaribe. A audiência contou com a presença dos vereadores do PP: Doduel Varela, Michele Collins e Ronaldo Lopes, do deputado estadual Cleiton Collins (PP), lideranças políticas, mães e familiares de crianças com espectro autista e doenças raras.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe