terça-feira, 6 de junho de 2023

Brasil desperdiça 40% da água potável captada

 


O Brasil desperdiça mais de 40% da água potável captada por causa de vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas. Essa situação é pior do que a de países como Camarões, Tanzânia, Etiópia e China.

Os dados são do Instituto Trata Brasil e foram divulgados nesta segunda-feira (5). Eles foram colhidos a partir do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. 

De acordo com Luana Pretto, presidente-executiva do Trata Brasil, toda a água desperdiçada no país daria para abastecer o dobro das pessoas sem acesso a água, que são cerca de 33 milhões de brasileiros.

Nas regiões Norte e Nordeste, a situação aparece de forma mais grave. A cada quatro litros de água potável distribuídos na cidade de Porto Velho, por exemplo, pelo menos três litros são desperdiçados.

A capital de Rondônia lidera o ranking nacional das 100 maiores cidades que mais desperdiçaram água entre 2017 e 2021. Logo abaixo, aparecem: Macapá, capital do Amapá; Rio Branco, capital do Acre; Várzea Grande, no Mato Grosso; e São Luís, capital maranhense.

Nesse mesmo ranking, apenas oito cidades, três no Centro-Oeste e cinco no Sudeste, atendem às metas do Ministério do Desenvolvimento Regional, que é reduzir, até 2034, o desperdício de água para 25%.

 

 

Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe