terça-feira, 18 de abril de 2023

Índios da maior aldeia de Pernambuco participam da reunião ordinária na câmara de vereadores de Ouricuri

 

Foto: Carlos Alcântara

A câmara municipal de Ouricuri-PE viveu um dia atípico, nesta terça-feira (18), com a participação dos índios Fulni-ô na reunião ordinária. Um grupo deles, está em Ouricuri a convite do prefeito Ricardo Ramos e vai apresentar em escolas da cidade e na praça Frei Damião, em alusão ao dia dos povos indígenas, neste 19 de abril.

Na Câmara, fizeram apresentação de algumas das danças tradicionais. O líder do grupo, Êtudia (Erivaldo) falou sobre o dia-a-dia dos índios, enfatizou sobre sua religião e cultura e aconselhou os parlamentares.

“Vocês foram escolhidos por Deus, porque sabe ele que os senhores tem possibilidade de carregar este fardo, de altos e baixos, mas que vai socorrer a necessidade do povo da cidade de Ouricuri, a nossa religião rege dessa forma: que a gente faça o bem sem olhar a quem”, disse ele.

O grupo vem se apresentando em várias cidades pelo país, Êtudia disse também que gostou do clima na casa, na cidade e falou da empatia com o semelhante, que é uma prática religiosa na tribo.

“Na nossa religião não tem singular, e sim plural, nós, e, portanto, estamos aqui para trazer uma energia positiva para que o progresso exista sucessivamente na cidade de Ouricuri, o bem se encontre e entre aqui nessa casa e que Deus dê sabedoria a cada um dos senhores”, disse líder indígena.

Os Fulni-ô formam um grupo indígena que habita próximo ao rio Ipanema, no município de Águas Belas - PE, não sabemos desde quando estão por lá, onde residem cerca de 6 mil índios. Fulni-ô, tem como tradução “povo da beira do rio”, mais de 91,5% deles, falam ativamente a língua original do grupo, Yathê, que significa literalmente: “nossa fala”.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe