quinta-feira, 13 de abril de 2023

Meteorito que caiu em Santa Filomena é o primeiro incorporado à coleção do Museu Nacional após incêndio

                                                                                            Foto: Cristina Boeckel/g1 Rio

Museu Nacional apresentou, na manhã desta quinta-feira (13), o primeiro meteorito incorporado à coleção da instituição após o incêndio de 2018. Trata-se do meteorito Santa Filomena, que caiu na cidade de Santa Filomena-PE e pesa 2,82 kg.

O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, prometeu que a peça estará em exposição no ano que vem, na primeira parte do museu recuperada.

A queda do meteorito aconteceu na tarde de 19 de agosto de 2020, quando os moradores de Santa Filomena ouviram um estrondo acompanhado da queda de várias “pedras” do céu. A situação chamou a atenção de curiosos e políticos.

Um dos meteoritos, inclusive, chegou a quebrar o telhado de uma casa.

Os pesquisadores da UFRJ, ligados ao Museu Nacional, foram alguns dos primeiros a chegar na cidade e coletar amostras para estudos. Eles chegaram no dia 20.

“Em poucos dias a cidade foi invadida por caçadores de meteoritos. Centenas de pessoas do Brasil e do exterior”, disse a pesquisadora Amanda Tosi.

O Meteorito Santa Filomena é classificado como um condrito, que são meteoritos rochosos encontrados de maneira comum. O que torna a peça especial é a raridade da queda dele em espaço urbano, além das imagens de câmeras que registraram o fenômeno.

De acordo com os pesquisadores, o Meteorito Santa Filomena veio do cinturão de asteroides, um espaço sem planetas, entre Marte e Júpiter. Ele é importante para a ciência pois ajuda os cientistas a entender como o sistema solar foi formado.

As pesquisadoras da UFRJ afirmam que o maior pedaço que caiu em Pernambuco, de 40 kg, foi adquirido por um colecionador no exterior.



Por Cristina Boeckel, G1 

 


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe