quarta-feira, 26 de abril de 2023

Vacinação contra poliomielite será reforçada no Brasil


A vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, deve ser reforçada aqui no Brasil — principalmente depois da confirmação de um caso da doença em Loreto, no Peru. A recomendação é do Ministério da Saúde.

Desde 2019, a vacinação de crianças menores de cinco anos vem caindo. Nenhum estado brasileiro atingiu o índice superior a 95% de imunizados.

Ainda não existe um tratamento específico para a paralisia infantil. Todos os contaminados devem ser hospitalizados para tratar os sintomas. Mas todo cuidado é pouco, porque os efeitos da doença podem ser graves e estão relacionados com a infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus.

A pessoa infectada pode desenvolver dores nas articulações, pé torto, crescimento assimétrico das pernas, osteoporose, paralisia, dificuldade na fala, e atrofia muscular.

Aqui no Brasil, não existem casos da doença desde de 1989. Em 1994, o país recebeu da OMS e da Opas a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.

No entanto, em 2022, a Comissão Regional de Certificação para a erradicação da poliomielite na região das Américas classificou o Brasil como região de “muito risco” para novos casos da doença.

 


Por Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional 

 


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe