quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Profissionais da enfermagem realizarão caminhada em defesa do piso nacional e por melhores condições de trabalho

 


Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros de Pernambuco realizarão um ato, nesta quinta-feira (10), em defesa da aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 e por melhores condições de trabalho. A concentração será em frente ao Hospital da Restauração, no Recife, a partir das 8h. Em seguida, haverá uma caminhada. O trajeto, de aproximadamente 3,8 quilômetros, vai percorrer um trecho da Avenida Agamenon Magalhães, segue pela Avenida Conde da Boa Vista e encerra em frente ao Palácio do Campo das Princesas.

No início da caminhada, será promovido um ato simbólico para relembrar o ataque sofrido pelos profissionais da enfermagem de nível médio com balas de borracha e bombas de efeito moral pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, no dia 28 de fevereiro de 2020, enquanto  reivindicavam por melhores condições salariais e de trabalho.

A  ação é organizada pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) e pelo Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe) com apoio de outras entidades representativas das categorias.

A manifestação visa chamar a atenção da sociedade e dos deputados federais  pernambucanos sobre o Projeto de Lei 2564/2020, de autoria do deputado Fabiano Contarato,  que estabelece o piso dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Parteiras.

O texto, aprovado pelo Senado Federal ano passado, encontra-se na Câmara Federal.  Desde dezembro do ano passado, o presidente Arthur Lira constituiu um grupo de trabalho para promover um estudo sobre os impactos financeiros da medida para o setor público e privado.

Já os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da rede estadual irão cobrar do Governo de Pernambuco o avanço da negociação das reivindicações da pauta econômica e por melhores condições de trabalho: reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras, concessão das férias suspensas e reajuste da remuneração. O salário base da categoria de Pernambuco é considerado o pior do Brasil.


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe