terça-feira, 10 de maio de 2022

Jovens de Trindade (PE) recebem capacitação em artesanato com pedra gipsita



A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) capacitou um grupo de jovens do município de Trindade (PE), na área de artesanato com pedra gipsita. A iniciativa faz parte das ações do Projeto Amanhã, promovido pela Empresa.

O curso teve duração de 32 horas. Todos os participantes concluíram com aproveitamento, tendo sido capacitados para transformar pedras de gesso em arte. “O mais significativo é que os jovens capacitados poderão obter uma renda através da comercialização da sua arte”, afirma a coordenadora regional do Projeto Amanhã em Pernambuco, Roberta Freire D’Aguiar de Almeida.

A gipsita é um mineral de dureza muito baixa, que pode ser riscado com a unha. Geralmente translúcida, há variedades transparentes e opacas que formam cristais prismáticos e tabulares arredondados e podem chegar a mais de 10 metros de comprimento. Ela é usada principalmente na fabricação de gesso, mas também é utilizada como fertilizante. Uma variedade maciça finamente granulada (alabastro) é usada na manufatura de esculturas.

O Projeto Amanhã é uma iniciativa da Codevasf com grande alcance, principalmente nas comunidades rurais da área de atuação da empresa. Sua finalidade é fomentar a organização e a capacitação dos jovens locais, de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, para que tenham qualificação e preparação para o primeiro emprego e para que possam atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais.



Por Codevasf


Arquivo do blog

Instagram: @blogmaisararipe

Instagram: @blogmaisararipe